sábado, 27 de abril de 2013

A decadência das locadoras


Hoje com a evolução da mídia digital e com a melhora na imagem, aparelhos e a facilidade de se encontrar um filme na internet quase que fez as locadoras de filmes se extinguirem, mas antigamente esse modelo de negócio fez muitas pessoas ganharem dinheiro e gastarem seus salários alugando filmes durante os fins de semana.


Quando eu era moleque, adorava ir a locadora pra alugar um filme e voltar pra casa pra assistir com meus pais e irmãos. Naquela época, as locadoras de filmes eram um negócio próspero e quase que um privilégio para as classes média e alta. Não era difícil encontrar várias pelos bairros e cidade. Pequenas, médias, grandes. Locadoras de filmes diversos, pornos, games e etc...

Com o tempo tudo foi ficando diferente devido as modificações que o mercado da Sétima Arte vinha sofrendo, e também, devido ao acesso a esse tipo de "luxo" que as pessoas de baixa renda começaram a ter. Não estou dizendo que muitas locadoras por aí faliram por causa das Classes mais baixas da sociedade, mas é uma fato comprovado que quanto maior o número de pessoas que desejam adquirir um determinado produto, menor é seu preço.

E aí meu amigo, se as empresas não conseguem se adaptar, o produto desvaloriza.

Eu tive o privilégio (?) de trabalhar em uma locadora por 2 anos e meio e pude ver de perto como funcionava esse modelo de negócio, antes mesmo do boom que a internet deu e as pessoas começarem a piratear e baixar os filmes de sites e torrets.

Foi uma época dourada, principalmente para os donos de loja. Em um sábado a noite, tínhamos umas 50 pessoas dentro de uma loja de mais ou menos 20 m², não sei ao certo, mas era muita gente. Ficávamos loucos com tanto pedido de filme, devolução e criança gritando... era uma loucura, mas era legal. Um filme em lançamento, chegava para nós com mais ou menos umas 30 ou 40 cópias (até mais se fosse muito famoso), e antes mesmo de chegar o fim de semana já tinha alugado tudo.

Na locadora onde eu trabalhava, eu podia alugar - de graça - 15 filmes por mês. Era uma tática para nos manter informados sobre os filmes, assim quando um cliente perguntava algo, sabíamos responder.

Muita gente ia pra locadora como um programa de fim de semana. Alugava 2, 3, 4, até 10 filmes e passava o fim de semana todo assistindo. Hoje é difícil encontrar uma boa locadora de filmes em uma bairro, mas quando achamos esta sempre vazia.  

As pessoas esqueceram como é bom assistir um filme em casa, comendo pipoca, tomando um vinho ou uma cerveja.

Sinto saudades daquele tempo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário